segunda-feira

ENERGIA ESPIRÍTA


Perdão das ofensas

Quantas vezes perdoarei a meu irmão? Perdoar-lhe-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Aí tendes um dos ensinos de Jesus que mais vos devem percutir a inteligência e mais alto falar ao coração. Confrontai essas palavras de misericórdia com a oração tão simples, tão resumida e tão grande em suas aspirações, que ensinou a seus discípulos, e o mesmo pensamento se vos deparará sempre. Ele, o justo por excelência, responde a Pedro: perdoarás, mas ilimitadamente; perdoarás cada ofensa tantas vezes quantas ela te for feita; ensinarás a teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que torna uma criatura invulnerável ao ataque, aos maus procedimentos e às injúrias; serás brando e humilde de coração, sem medir a tua mansuetude; farás, enfim, o que desejas que o Pai celestial por ti faça. Não está ele a te perdoar freqüentemente? Conta porventura as vezes que o seu perdão desce a te apagar as faltas? 

Prestai, pois, ouvidos a essa resposta de Jesus e, como Pedro, aplicai-a a vós mesmos. Perdoai, usai de indulgência, sede caridosos, generosos, pródigos até do vosso amor. Dai, que o Senhor vos restituirá; perdoai, que o Senhor vos perdoará; abaixai-vos, que o Senhor vos elevará; humilhai-vos, que o Senhor fará vos assenteis à sua direita. 

Ide, meus bem-amados, estudai e comentai estas palavras que vos dirijo da parte dAquele que, do alto dos esplendores celestes, vos tem sempre sob as suas vistas e prossegue com amor na tarefa ingrata a que deu começo, faz dezoito séculos. Perdoai aos vossos irmãos, como precisais que se vos perdoe. Se seus atos pessoalmente vos prejudicaram, mais um motivo aí tendes para serdes indulgentes, porquanto o mérito do perdão é proporcionado à gravidade do mal. Nenhum merecimento teríeis em relevar os agravos dos vossos irmãos, desde que não passassem de simples arranhões. 

Espíritas, jamais vos esqueçais de que, tanto por palavras, como por atos, o perdão das injúrias não deve ser um termo vão. Pois que vos dizeis espíritas, sede-o. Esquecei o mal que vos hajam feito e não penseis senão numa coisa: no bem que podeis fazer. Aquele que enveredou por esse caminho não tem que se afastar daí, ainda que por pensamento, uma vez que sois responsáveis pelos vossos pensamentos, os quais todos Deus conhece. Cuidai, portanto, de os expungir de todo sentimento de rancor. Deus sabe o que demora no fundo do coração de cada um de seus filhos. Feliz, pois, daquele que pode todas as noites adormecer, dizendo: Nada tenho contra o meu próximo. Simeão. (Bordéus, 1862.) 

Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si próprio; perdoar aos amigos é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar-se melhor do que era. Perdoai, pois, meus amigos, a fim de que Deus vos perdoe, porquanto, se fordes duros, exigentes, inflexíveis, se usardes de rigor até por uma ofensa leve, como querereis que Deus esqueça de que cada dia maior necessidade tendes de indulgência? Oh! ai daquele que diz: "Nunca perdoarei", pois pronuncia a sua própria condenação. Quem sabe, aliás, se, descendo ao fundo de vós mesmos, não reconhecereis que fostes o agressor? Quem sabe se, nessa luta que começa por uma alfinetada e acaba por uma ruptura, não fostes quem atirou o primeiro golpe, se vos não escapou alguma palavra injuriosa, se não procedestes com toda a moderação necessária? Sem dúvida, o vosso adversário andou mal em se mostrar excessivamente suscetível; razão de mais para serdes indulgentes e para não vos tomardes merecedores da invectiva que lhe lançastes. Admitamos que, em dada circunstância, fostes realmente ofendido: quem dirá que não envenenastes as coisas por meio de represálias e que não fizestes degenerasse em querela grave o que houvera podido cair facilmente no olvido? Se de vós dependia impedir as conseqüências do fato e não as impedistes, sois culpados. Admitamos, finalmente, que de nenhuma censura vos reconheceis merecedores: mostrai-vos dementes e com isso só fareis que o vosso mérito cresça. 

Mas, há duas maneiras bem diferentes de perdoar: há o perdão dos lábios e o perdão do coração. Muitas pessoas dizem, com referência ao seu adversário: "Eu lhe perdôo", mas, interiormente, alegram-se com o mal que lhe advém, comentando que ele tem o que merece. Quantos não dizem: "Perdôo" e acrescentam. "mas, não me reconciliarei nunca; não quero tornar a vê-lo em toda a minha vida." Será esse o perdão, segundo o Evangelho? Não; o perdão verdadeiro, o perdão cristão é aquele que lança um véu sobre o passado; esse o único que vos será levado em conta, visto que Deus não se satisfaz com as aparências. Ele sonda o recesso do coração e os mais secretos pensamentos. Ninguém se lhe impõe por meio de vãs palavras e de falsidades. O esquecimento completo e absoluto das ofensas é peculiar às grandes almas; o rancor é sempre sinal de baixeza e de inferioridade. Não olvideis que o verdadeiro perdão se reconhece muito mais pelos atos do que pelas palavras. - Paulo, apóstolo. (Lião, 1861.) 

Retirado do Evagelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec



Sempre Chamados


O Cristão é chamado a servir em toda parte.
Na casa do sofrimento, ministrará consolação.
Na furna da ignorância, fará consolação.
No castelo do prazer, ensinará a moderação.
No despenhadeiro do crime, sustará quedas.
No carro do abuso, exemplificará sobriedade.
Na toca das trevas, acenderá luz
No nevoeiro do desalento, abrirá portas ao bom ânimo.
No inferno do ódio, multiplicará bênçãos de amor.
Na praça da maldade, dispensará o bem.
No palácio da justiça, colocar-se-á no lugar do réu, a fim de examinar os erros dos outros.
Em todos os ângulos do caminho, encontraremos sugestões do Senhor, desafiando-nos a servir.
* * *
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Agenda Cristã.
Ditado pelo Espírito André Luiz.
Edição de Bolso. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1999.

almas perfumadas


São tantas as pessoas importantes em nossa vida...
Por vezes nos falta tempo ou oportunidade para lembrá-las disso.
Como a oportunidade somos nós que fazemos, e tempo é questão de prioridade, quem sabe seja este o momento de lembrar de alguém que amamos.
Eis belo poema de Ana Jácomo para sua avó Edith:
Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.
Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.
Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.
Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.
Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.
Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda. Tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.
Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar.
Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos Deus está dançando conosco de rostinho colado. E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Costumo dizer que algumas almas são perfumadas, porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia.
Minha avó era alguém assim. Ela perfumou muitas vidas com sua luz e suas cores. A minha, foi uma delas. E o perfume era tão gostoso, tão branco, tão delicado, que ela mudou de frasco, mas ele continua vivo no coração de tudo o que ela amou.
E tudo o que eu amar vai encontrar, de alguma forma, os vestígios desse perfume de Deus, que, numa temporada, se vestiu de Edith, para me falar de amor.

Redação do Momento Espírita com base no texto Almas perfumadas, de Ana Jácomo, constante em seu blog: anajacomo.blogspot.com
Em 22.02.2011.










Como Viver

Não é bem a minha intenção traçar normas, mas apenas sugerir algumas regras sobre o comportamento de um cristão. Espero ser compreendida, pois quero tão somente transmitir o que tenho aprendido e que sei poderá ser útil
a muitos dos nossos irmãos que se encontram ainda hoje, desorientados. Este é o meu desejo.
Aprenda a esperar: A paciência educa o espírito e
dá ao coração muita paz.
Não se irrite nunca: A ira envenena o coração
e enche de espinhos o caminho da vida.
Não perca a fé: Confie em Deus sempre. Ele vela por você.
Não maldiga as tribulações: Elas são o preço que você
tem de pagar para a subida.
Seja tranqüilo: Dessa forma, você viverá longos
dias sobre a terra.
Não julgue o semelhante: para que ele também não o julgue. Só Deus pode julgar, porque Ele, só Ele, conhece o
íntimo de cada um de nós.
Não odeie: O ódio, qual erva daninha, tudo
devora transformando o coração em pedra.
Ame seu semelhante: Desculpe as suas faltas.
Ajude-o. Você gosta de ser desculpado e ajudado.
Seja compreensivo: Em assim fazendo, somará amigos
que o auxiliarão a suportar as dificuldades naturais próprias do dia-a-dia.
Seja compássivo:
A compaixão é filha da caridade e do amor.
Desculpe sempre a falta alheia.
Só assim desculparão as suas.
Pratique a caridade:
Esta é a pérola mais cara ao Coração de Jesus.
Ore sempre: É através da oração que Deus conversa
com os homens. Mas ore com o coração.
Deus abomina os hipócritas.
Seja humilde e manso de coração: O filho de
Deus tudo tendo, nasceu, viveu e morreu pobre.
Aceite a vida tal como ela é: Nada
reclame e nada receie. Você vencerá se tiver fé.
Cristo venceu o mundo.
Nada reclame: Não resolverá o seu problema.
A aceitação é princípio de vitória.
Ame a Deus: Lembre-se de que Ele o amou sempre.
Submeta-se a vontede do Pai:
Ele sabe o que é melhor para você.
Procure ser bom: A bondade do coração faz
bem à alma e purifica sempre.
Ajude os que precisarem de ajuda: Assim fazendo,
será credor de igual ajuda.
Não fale mal de outrem: ainda que falem de você.
Ao mal se retribui com o bem. Lembre-se de que Jesus, caluniado, difamado e injuriado, não caluniou, não difamou e não injuriou.
Siga os caminhos de Jesus: depois do calvário,
haverá a ressurreição e a ascensão.
Tem dúvidas? Ore. Está confiante? Ore:
A prece dissipa as dúvidas e fortalece a confiança.
Seu semelhante caiu, ajude-o a levantar-se: Tem fome, sacie-lhe a fome. Tem sede, dá-lhe de beber e a sua
alma se alimentará de bênçãos e amor.
Há em cada um de nós uma sede enorde de Justiça: Seja justo com os outros. Eles também o serão com você.
O amor é o fermento da vida: Quanto mais forte,
mais venturosa a alma de quem ama.
Amor, Caridade, Mansidão e Humildade:
Esta é a receita da sua salvação.












Em Favor de Você Mesmo

Aprenda a ceder em favor de muitos, para que alguns intercedam em seu benefício nas situações desagradáveis.
*
Ajude sem exigência para que outros o auxiliem, sem reclamações.
*
Não encarcere o vizinho no seu modo de pensar; dê ao companheiro oportunidade de conceber a vida tão livremente quanto você.
*
Guarde cuidado no modo de exprimir-se; em várias ocasiões, as maneiras dizem mais que as palavras.
*
Refira-se a você o menos possível; colabore fraternalmente nas alegrias do próximo.
Evite a verbosidade avassalante; quem conversa sem intermitências, cansa ao que ouve.
*
Deixe ao irmão a autoria das boas idéias e não se preocupe se for esquecido, convicto de que as iniciativas elevadas não pertencem efetivamente a você, de vez que todo bem procede originariamente de Deus.
*
Interprete o adversário como portador de equilíbrio; se precisamos de amigos que nos estimulem, necessitamos igualmente de alguém que indique os nossos erros.
*
Discuta com serenidade; o opositor tem direitos iguais aos seus.
*
Se você considerar excessivamente as críticas do inferior, suporte sem mágoa as injunções do plano a que se precipitou.
*
Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a pretensão de agradar a todos; não intente o que o próprio Cristo ainda não conseguiu.
*
Defrontado pelo erro, corrija-o primeiramente em você, e, em seguida, nos outros, sem violência e sem ódio.
*
Se a perfídia cruzar seu caminho, recuse-lhe a honra da indignação examine-a, com um sorriso silencioso, estude-lhe o processo calmamente e, logo após, transforme-a em material digno da vida.
*
Ampare fraternalmente o invejoso; o despeito é indisfarçável homenagem ao mérito e, pagando semelhante tributo, o homem comum atormenta-se e sofre.
*
Habitue-se à serenidade e a fortaleza, nos círculos da luta humana; sem estas conquistas dificilmente sairá você do vaivém das reencarnações inferiores.
* * *
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Agenda Cristã.
Ditado pelo Espírito André Luiz.




DESEJO
Desejo é realização antecipada.
*
Querendo, mentalizamos; mentalizando, agimos; agindo, atraímos; e atraindo, realizamos.
*
Como você pensa, você crê, e como você crê, será.
*
Cada um tem hoje o que desejou ontem e terá amanhã o que deseja hoje.
*
Campo de desejo, no terreno do espírito, é semelhante ao campo de cultura na gleba do mundo, na qual cada lavrador é livre na sementeira e responsável na colheita.
*
O tempo que o malfeitor gastou para agir em oposição à Lei, é igual ao tempo que o santo despendeu para trabalhar sublimando a vida.
*
Todo desejo, na essência, é uma entidade tomando a forma correspondente.
*
A vida é sempre o resultado de nossa própria escolha.
*
O pensamento é vivo e depois de agir sobre o objeto a que se endereça, reage sobre a criatura que o emitiu, tanto em relação ao bem quanto ao mal.
*
A sentença de Jesus: "procura e achará" equivale a dizer: "encontrarás o que desejas".
* * *
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Sinal Verde.
Ditado pelo Espírito André Luiz.
42a edição. Uberaba, MG: CEC, 1996.


DEUS,  O  TEU  REFÚGIO
 Joanna de Ângelis
 Deus é o teu amigo perfeito, acessível, sempre disposto a ouvir-te as queixas e a apresentar-te soluções.
Jamais se cansa, nunca se exaspera.
Se buscado, atende, paciente.
Quando rejeitado pela ignorância ou rebeldia humana, permanece, discreto, aguardando.
Silencioso, fala em todas as expressões da Natureza, manifestando-se de mil modos impossíveis de não serem percebidos.
Sempre indulgente, é refúgio seguro, onde o consolo se expande, tranqüilizando aquele que busca albergue.
Está suficientemente perto para tomar conhecimento das tuas necessidades. No entanto, não te constrange, obrigando-te a receber-lhe o auxílio.
Ele te propõe sugestões supremas e conselhos sensíveis, com a claridade da sabedoria que te ilumina interiormente.
Às vezes, te inspira antes dos acontecimentos para que te poupes aos desastrosos e te beneficies com os favoráveis.
Com Deus no coração e na mente agirás com decisão feliz e desempenharás as tuas tarefas com dinamismo elevado.
Ele provê todas as tuas necessidades, mas não as assume, anulando o teu esforço e valor, assim candidatando-te à inutilidade.
Ele te abençoa, quer o busques ou não. Contudo, se te elevas em pensamento, sintonizando com Suas dádivas, assimilarás melhor a irradiação desse supremo amor.
Nada faças sem te apoiares nesse Amigo certo, seguro e paternal, que é Deus.
 Psicografia de Divaldo P. Franco – Filho de Deus

Lições  de Vida
Joanna de Ângelis
             

A CRIANÇA que vive com o ridículo

aprende a ser tímida.
A CRIANÇA que vive com crítica                  
aprende a condenar.
A CRIANÇA que vive com suspeita
aprende a ser falsa.
A CRIANÇA que vive com antagonismo
aprende a ser hostil.

A CRIANÇA que vive com afeição

aprende a amar.

A CRIANÇA que vive com estimulo

aprende a confiar.

A CRIANÇA que vive com a verdade

aprende a ser justa.

A CRIANÇA que vive com o elogio

aprende a dar valor.

A CRIANÇA que vive com generosidade

aprende a repartir.

A CRIANÇA que vive com o saber

aprende a conhecer.

A CRIANÇA que vive com paciência

aprende a tolerância.

A CRIANÇA que vive com a felicidade

conhecerá o amor e a beleza.

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Episódios Diários



não  temas
Joanna de Ângelis 
A tarefa, pela sua magnitude, parece-te impossível de ser conduzida pelas tuas fracas forças.
O compromisso, porque grave, faz-te crer improvável levá-lo com êxito, mediante o necessário equilíbrio.
O labor, considerando a sua extensão, produz-te receio.
O desafio, pelas responsabilidades que impõe, causa-te preocupação.
Não temas, porém.
Quanto te diga respeito, faze com a melhor doação de ti mesmo.
Se pretender remover a montanha, inicia o trabalho retirando as primeira pedras.
Não lograrás o pico sem transpores o obstáculo inicial.
Conjeturando, apenas, no como realizar o dever, deter-te-ás na meditação.
Pensa, planeja, mas atua.
Se outros fracassaram, o problema é deles. Esta, porém, é a tua vez, de que darás conta.
Sem a ação, ser-te-á difícil saber dos resultados.
A seara em festa é o prêmio ao trabalho de preparação do solo.
A catedral suntuosa cresceu de pedra em pedra, após a escavação da base.
A escultura monumental resultou do primeiro golpe e dos que o sucederam.
Estás fadado ao triunfo.
Responsabilidade constitui estímulo ao êxito. Receio, porém, é prejuízo na economia moral da vida.
Dinamiza as tuas forças ao império da vontade bem dirigida e conseguirás, facilmente, realizar os cometimentos em pauta.
O equilíbrio de que necessitas resultará do exercício e da vivência da ação enobrecedora, que empreendes.
Embora a convivência diária com o Mestre, acompanhando-Lhe as realizações transcendentais, ao vê-Lo andando sobre o mar, os discípulos recearam.
Compassivo e tranqüilo, no entanto, acalmou-os Jesus, dizendo-lhes: "Não temais! Sou eu."
Em qualquer labor com Cristo, não temas nunca.
Ele estará sempre contigo.
Livro:Roteiro de Libertação
Psicografia:Divaldo Franco



Um Sorriso

Joanna de Ângelis

Procure ser agradável em tudo o que tiver de fazer...

A maneira com que você se apresenta, na intimidade da sua família ou em público, significa muito para o bem que você deve praticar...

Que seja sempre suave a sua fisionomia, transmita sempre a paz onde aparecer...

Mostre sempre um sorriso que cause aos outros a impressão de que, apesar de viver entre problemas,
você é capaz de demonstrar essa bondade que só existe nos bons e nos que só pensam em praticar o bem...

Faça do seu rosto o espelho da sua alma...
Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Episódios Diários
VIDA    Joanna de Ângelis
           

A Vida é uma oportunidade : Aproveite-a                         
A Vida é  beleza : Admire-a  
A Vida é um dom: Aprecie-o   
A Vida é um sonho : Realize-o                             
A Vida é um desfio : Aceite-o       
A Vida é um dever :  Assuma-o              
A Vida é um jogo : Jogue-o                                                       
A Vida é cara : Preserve-a                                         
A Vida è um tesouro: Conserve-o
A Vida é amor : Saboreio-o              
A Vida é um mistério : Aprofunde-o              
A Vida é uma promessa : Cumpra-a              
A Vida é tristeza : Ultrapasse-a           
A Vida é uma canção : Cante-a                 
A Vida é uma luta : Trave-a                                
A Vida é um perigo : Enfrente-o                           
A Vida é uma aventura : Ouse-a                     
A Vida é sorte : Mereça-a     
A Vida é preciosa : Não a destrua
A Vida é Vida : Lute por ela.
Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Episódios Diários


Nenhum comentário: